Sabugueiro | Sambucus nigra

Sabugueiro | Sambucus nigra

Nomes Tradicionais

Sabugueiro, sabugo

Nome Cientifico

Sambucus nigra L.

Família

Caprifoliaceae

Habitat

Margens de campos e cursos de água, sebes.

Usos Medicinais na Medicina Popular

As flores do sabugueiro (Sambucus nigra) são referidas como usadas para a vista inflamada e para constipações. Para a vista inflamada é referido que se faz um cozimento e com essa água lavam-se os olhos ou que se encharcam panos nessa água e com eles se lava a vista. Para as constipações as flores do sabugueiro (Sambucus nigra) são usadas em forma de chá.

Misturas

O sabugueiro (Sambucus nigra) em chá para as constipações é esporadicamente referido que se usa em mistura com sarguacinha, poejo e figos secos.

Época de floração

De Março a Junho.

Outros Usos Atribuídos ao sabugueiro (Sambucus nigra)

O sabugueiro (Sambucus nigra) é referido que se fazia uma brincadeira com a rama: a um pau de sabugueiro (Sambucus nigra) tirava-se a medula com um arame, enfiava-se por um lado uma pequena rolha de cortiça até chegar à outra ponta e de seguida enfiava-se pelo mesmo lado outra rolha e fase empurrando de modo a fazer pressão internamente e por fim fazer “estoirar” a primeira rolha.

Veja também

Etiquetas: ,

One Response to “Sabugueiro | Sambucus nigra”

  1. Joelma Nogueira Martins diz:

    Eu li num jornal que a folha do sambucus são boas para a sudorese intensa. Colocando-se duas colheres de sopa com tres copos de agua fervente e toma-la em três xicaras de chá duas x ao dia. Será verdade? Onde encontro essa planta? Gostaria de saber, pois tenho uma sudorese enorme que me deixa preocupada..
    Muito grata
    Joelma

Deixe uma resposta