O castanheiro, pai das saborosas castanhas.

O castanheiro pai das famosas castanhas, Castanea saúva Miller, é uma árvore da família das fagáceas, que pode atingir 30 m de altura, com copa ampla e ritidoma cinzento e liso até aos 15-20 anos, em seguida castanho-escuro e longitudinalmente fendido; as folhas são oblongo-lanceoladas, agudas e um pouco serradas.
As glandes, semicirculares, encontram-se em geral em grupos de três dentro de um invólucro coberto de espinhos (ouriço), que, ao atingir a maturação, se abre por quatro fendas, o que acontece entre os meses de Novembro e Fevereiro. O castanheiro é próprio da região mediterrânica oriental, sendo cultivado também no Norte da Europa, onde, contudo, os seus frutos (as castanhas) não chegam a atingir um grau de maturação completo.
Em Portugal o castanheiro é cultivado em soutos ou isoladamente, nas regiões montanhosas ou frescas, não calcárias, nomeadamente em áreas da Beira Interior, Trás-os-Montes e Norte Alentejo; actualmente o castanheiro tem tendência a desaparecer em certas zonas devido à doença da tinta. A cultivar Longal é das mais apreciadas, sendo a produção média anual de 20 000 t. As castanhas têm uma percentagem alta de hidratos de carbono (cerca de 40%), podendo ser consumidas assadas,fritas ou cozidas.
Boa tarde;
Gostaria de saber se os castanheiros se dão em terrenos, úmidos ou secos.
Obrigado José António