As framboesas, Rubus idaeus L.

As framboesas, Rubus idaeus L.

As framboesas, Rubus idaeus L., são espontâneas na Europa e na Ásia temperada, mas são cultivadas apenas desde a Idade Média. Possuem um sistema radicular lenhoso, formando-se, a partir de gemas adventícias, turiões aculeados e sarmentos.

Estes rebentos florescem no primeiro Outono ou no segundo Verão, morrendo depois da frutificação. O fruto, múltiplo de drupas, é muito apreciado fresco, podendo também ser usado para fabricar doces e xaropes.

Nos Estados Unidos, Logan, em 1882, por meio de uma série de cruzamentos entre o Rubus vitifolius Cham. & Schlecht. e o R. idaeus L. cultivar Red Antwerp, obteve um híbrido de grandes frutos vermelho-escuros, que se mantêm rijos depois de cozidos.

As maiores quintas dedicadas a esta cultura encontram-se na Escócia, onde o clima fresco e o solo ligeiro e neutro parecem ser adequados. Em Portugal também se cultivam framboesas, nomeadamente na zona de Sintra.

Veja também

Etiquetas: ,

One Response to “As framboesas, Rubus idaeus L.”

  1. Anabela bento diz:

    óla estou a pensar fazer uma plantação de 3000 pés de fraboesa aqui na minha propriedade gostaria de saber se é viável esta plantação a nivel de esquamento do produto será k posso obeter uma resposta????

Deixe uma resposta