A descoberta da penicilina.

A descoberta da penicilina.

Penicillium notatum, a origem da penicilina. A descoberta da penicilina foi um dos acidentes da história da humanidade que até hoje já salvou mais pessoas em todo o mundo.

Em 1929, o bacteriologista inglês Alexander Fleming, professor em Londres, preparou uma cultura de agentes piogénicos sobre um substrato de ágar-ágar para estudar o seu desenvolvimento e comportamento. O ágar-ágar é um produto gelatinoso obtido a partir de algas vermelhas marinhas.

Apesar dos cuidados e das precauções tomadas para evitar que a cultura fosse contagiada por gérmenes externos, a cultura foi infectada com esporos do bolor Penicillium notatum. Este bolor tinha invadido a cadeia bacteriana e começou a desenvolver-se pelas áreas periféricas da cultura, cobrindo, por fim, as bactérias com os seus micélios e corpos frutíferos.

Quando, contrariado, o cientista quis isolar a cultura infectada, apercebeu-se de que, nas zonas onde o Penicillium notatum havia contactado com as bactérias, estas tinham deixado de se desenvolver e multiplicar. A que se devia o fenómeno? Após um exame mais minucioso, Alexander Fleming constatou não ser o fungo em si o responsável por estes efeitos, mas sim alguma substância por ele segregada.

Esta descoberta esteve na origem do «nascimento» da penicilina, uma substância obtida a partir dos produtos catabólicos de diversas espécies de Penicillium. A penicilina é actualmente um produto correntemente produzido pela indústria farmacêutica; é empregue como um poderoso antibiótico no combate a diversos agentes infecciosos, como, por exemplo, cocos e espiroquetas da sífilis. Juntamente com os seus colaboradores Howard Florey e Boris Chain, Alexander Fleming recebeu em 1945 o Prémio Nobel de Medicina pela fantástica descoberta da penicilina.

Veja também

Etiquetas: , , ,

11 Responses to “A descoberta da penicilina.”

  1. karoline diz:

    muitto bom o site valew :D

  2. por quaza de vcs ganhei uma nota 10,00 em ciencias OBRIGADO ☺
    BEIJOS ♥

  3. estephane diz:

    muito bom esse site e muito bom o texto !!!!!

  4. andye diz:

    muito legal ciencias agora sei tudo sobre penicilina bjosssssssssssssssssssss

  5. agatha diz:

    desde quando pinicilina e com planta? ^`

  6. victória diz:

    Adorei!
    me ajudou muito em um trabalho de escola.

  7. maria eduarda diz:

    adoreiiih muitãoo esse site parabéns vc é 1000

  8. gabriela diz:

    otimo esse texto me ajudou a ganhar cinco pontos na materia ,eu adoei muito oobrigado por vcs poderem me ajudar sou grata a vcs..

  9. carlinhos diz:

    muito bom!! fiz meu trabalho de ciências e estou muito satisfeito pois não copiei muito e fiz um belo trabalho. Valeu.

  10. gostei do site eu usei para o meu trabalho de laboratório

  11. Ara diz:

    Agatha, existe uma planta chamada Peninilina

Deixe uma resposta