A azinheira | Quercus rotundifolia.

A azinheira | Quercus rotundifolia.

A azinheira (Quercus rotundifolia Lam.) é uma árvore tipicamente mediterrânica, ainda que requeira menos calor que outras plantas. No Norte de Africa cresce acima de 500 m de altitude e na cordilheira do Atlas alcança 2900 m.

A azinheira (Quercus rotundifolia Lam.) não apresenta preferência por nenhum tipo de solo em particular e, se bem que estendida por toda a bacia mediterrânica, cresce especialmente na zona ocidental, chegando até à costa atlântica francesa; é característica das zonas mais secas da Península Ibérica, França mediterrânica e Norte de Africa, onde existem ainda povoamentos estremes.

As azinheiras (Quercus rotundifolia Lam.) agrupam-se em forma de bosques não só nas terras altas como nas terras baixas, sendo, de um modo geral, de tal forma densos que é pouca a vegetação que se desenvolve sob elas, devido á carência de luz.

Contudo, na Antiguidade existiam em Itália grandes azinhais; actualmente, em seu lugar, só ocorrem matos pobres. Foi famosa a Silva Ciminia, junto à fronteira da Etrúria, onde se reuniam os representantes das 12 tribos etruscas. Este bosque devia ser tão denso que Lívio pensava que não tinha sido nunca pisado pelo homem. Também na Sardenha havia grandes azinhais, mas foram destruídos pelos Cartagineses. Inclusivamente, foram consagrados aos deuses: Nigra ilicibus crebra sacra nemus succubet umbra (Virgílio, Geórgicas, m).

A madeira da azinheira (Quercus rotundifolia Lam.) é muito dura e pesada, mas não é muito apropriada para ser trabalhada. Quando o consumo do carvão vegetal aumentou, o obtido da madeira de azinheira (Quercus rotundifolia Lam.) era muito apreciado. Virgílio também diz que os pastores construíam canais com madeira de azinheira (Quercus rotundifolia Lam.), ilignis canalibus (Geórgicas, m), de forma semelhante aos canais que ainda hoje se vêem nos Alpes.

Veja também

Etiquetas: ,

One Response to “A azinheira | Quercus rotundifolia.”

  1. MARGARETE diz:

    Desejo adquirir uma muda de azinheira. Alguém sabe onde consigo?

Deixe uma resposta