Tamareira, a árvore das tâmaras.

Tamareira, a árvore das tâmaras.

A tamareira a árvore das tâmaras é uma árvore de espique esbelto, que alcança 30 m de altura, com uma copa formada por grandes folhas penatissectas de 3 a 4 m de comprido. Na base da tamareira, o espique desenvolve rebentos como forma de reprodução vegetativa.

A tamareira é uma planta dióica. As inflorescências, panículas ramificadas, crescem nas axilas das folhas. Os cachos de flores das árvores masculinas têm aproximadamente metade do tamanho das plantas femininas. Dos três carpelos desenvolve-se apenas um, formando-se, assim, um único fruto, a tâmara, com cerca de 5 cm de comprido e extraordinariamente rico em açúcar.

A tamareira frutifica aproximadamente a partir do quinto ano. Com frequência a polinização é feita artificialmente pelos nativos, polvilhando as inflorescências masculinas sobre as flores femininas, ou pendurando-as, simplesmente, entre elas.

Para o consumo local no estado fresco, os frutos (tâmaras) são colhidos maduros; pelo contrário, as quantidades de tâmaras destinadas a exportação são colhidas verdes, fazendo-se depois amadurecer artificialmente de forma uniforme sob forte calor, num ambiente muito húmido. Em seguida secam-se as tâmaras, ao sol ou em fornos de secagem, aumentando durante este processo ainda mais o conteúdo em açúcar. As tâmaras para serem transportadas são fortemente prensadas e depois empacotadas; a elevada concentração em açúcar actua como conservante.

As principais zonas de produção da tâmara são o Iraque, Tunísia e Argélia.

Veja também

Etiquetas: , ,

4 Responses to “Tamareira, a árvore das tâmaras.”

  1. nilza diz:

    Tenho uma tamareira e quero saber mais, como cuidar.

  2. anunciada diz:

    tenho dois pés de tamareira e estão com bastante fruto, eles já passaram do vrde para o vermelho vinho, o que faço agora para saber se já estão no ponto de comelhas ou secas para fazer as passas.

  3. OSVALDO diz:

    Tenho uma tamareira com cerca de 10 anos, todos os anos carrega de tamaras mas deixo ate ficarem amarelas depois começam a ficar frizidas e apodrecem e começam a cair. Sera que é por não estarem polinizadas, pois só tenho uma e não sei se é macho ou femea.

  4. TENHO 12 CACHOS DE TAMERAS…COMO DEVO PROCEDER PRA ELA VIRAR PASSAS…..

Deixe uma resposta