Pepino-de-São-Gregório | Ecballium elaterium

Pepino-de-São-Gregório | Ecballium elaterium

Nomes Tradicionais

Pepino-de-São-Gregório

Nome Cientifico

Ecballium elaterium (L.) A.Rich.

Família

Cucurbitaceae

Habitat

Solos removidos, bermas de caminhos, muros, entulhos, próximo das habitações.

Usos Medicinais na Medicina Popular

O fruto é referido como usado para as dores (por exemplo dores reumáticas). Coloca-se o fruto (“pepino”) ainda imaturo, ou seja antes de libertar as sementes, dentro de um frasco com álcool onde fica guardado a macerar. Quando a pessoa tem dores usa então esse álcool para fazer fricções na zona das dores.

Observações

Referido que este preparado dura muito anos sem se estragar.
Há quem, em vez de álcool, para a maceração, use aguardente de medronho ou de figo.

Veja também

Etiquetas: ,

17 Responses to “Pepino-de-São-Gregório | Ecballium elaterium”

  1. Francisco de Heredia diz:

    Ha muitos anos tinha apanhado uma sinusite tremenda !
    Tratei-me com pepino S Gregorio, e ate hoge nunca mais tive.
    Devia ter posto 1 gota em cada narina, mais apertei demasiado o pepino, e no dia seguinte quando acordei os lencois estavam todos verdes, e ainda escorreu + algumas horas, o nariz todo inflamado de tanto me acoar

  2. jose diz:

    Boas

    é verdade esses pepinos sao milagrosos , nos temos sinusite cronica hereditaria , e eu e os meus pais pusemos uma vez , eu nao fiquei curado a minha mae ficou 100 % curada e o meu pai so tem de usar o remedio do nariz duas vezes por dia

    eu ainda gostava de tentar outra vez quem sabe

    cumprimentos

  3. maria lopes diz:

    Já tenho 60 anos e infelizmente só agora tive conhecimento e
    pude utilizar o PEPINO S.GREGÓRIO.
    Apanhei um valente susto ,porque me inchou a garganta, e isso deve-se a eu não ter tido o cuidado de interromper a cortizona para fazer o tratamento dos pepinos mas,apesar da minha idade, consegui ficar 80% melhor.Estou a arranjar coragem para repetir a façanha.Mas agora vou ter o cuidado de parar todos os venenos da Farmácia 1º,esperar 24 horas e só depois por os pingos já em segurança.
    Desejo com o meu desabafo poder ter ajudado alguém.
    Boa saúde!!!

  4. isabel lopes diz:

    algem me pode arrajar esses pepinos nao consigo encontrar no Porto por favor quem poder mande me mail que eu agradeço , ja tentei de tudo e varias medicaçoes
    obrigada

  5. Tanieza diz:

    eu encontrei perto da minha casa às portas de Lisboa.

  6. Angela fernandes diz:

    Boa tarde a todos

    Fui hoje apanhar os ditos pepinos de São Gregorio e estava um pouco a medo antes de o aplicar .Acabei por fazer agora vamos esperar se dá resultado,pois de tudo o que li normalmente as pessoamas tem muito muco mas eu não deito nada do nariz tenho é dores á volta dos olhos sobrancelhas nariz e por vezes maxilar superior.Tambem já estive a antibiotico e cortizona mas depois de acabar o tratamento a dor volta novamente e não há clonix que me valha.
    Para responder á Isabel Lopes eu apanhei o pepino de são gregório na zona envolvente ao castelo de castro marim.

    Espero ter ajudado

  7. Angela fernandes diz:

    Angela fernandes

    já agora digo a todos o que estou a sentir,depois de usar o pepino.passadas umas horas após ter aplicado o dito,sinto uma grande dor de garganta mal consigo engolir,não sei sealguem mais sentiu isto,estou um pouco assustada pois num dos comentários anteriores a Maria referiu que a sua garganta inchou e enbora eu não esteja a tomar nada pareceque sinto a parte final do ceu da boca inchado .estou um pouco assustada será que alguem pode comentar.

    obrigada

  8. sandra diz:

    olá a todos depois de tanto psquizar tive a sorte de encontrar o pepino de s.gregorio e com sorte de haver bastante onde resido, comecei hoje de manha vamos ver se realmente dá resultado obrigado a todos

  9. antónio agostinho diz:

    Eu posso, tenho-os cultivado no meu quintal, mas… moro em Santarém , nesta zona encontra-se com alguma frequência.

  10. Luis Araújo diz:

    Olá estou a procura dos pepinos, alguem me sabe dizer a altura que os podemos encontrar ou é todo o ano, sou da zona de portimão e silves, e nunca vi a planta e tenho andado atento, tem alguém que me possa mandar o fruto da planta? tenho rinite e queria fazer um teste a ver se me livro deste tormento.

  11. margarida diz:

    Os pepinos de S. Gregório, o líquido que está dentro é muito bom, mas tem que ser usado com muito cuidado porque se cai na vista pode até cegar, se cai na pele por vezes fica-se com urticária, para a sinusite deve-se por uma gota com um conta gotas em cada narina de maneira que o liquido não vá para a garganta, se por acaso for é melhor gorgerejar com água imediatamente ou ir ao médico, porque pode ser muito perigoso.

  12. paulo fonseca diz:

    boas gostava de saber onde encontrar pepinos de sao gregorio a minha mae esta aflita com a sinosite obrigado.

  13. anonimo cardoso diz:

    Moro em braga e gostava de arranjar, tanho o mesmo problema. Mesmo que me tivesse de me deslocar a santarém

  14. AMANDIO diz:

    Boa tarde. Tenho conhecimento dos benefícios dessa planta mas não sei como a encontrar. Será k poderá dizer-me onde a encontrar?

    Muito obrigado

  15. Victor Martins diz:

    Olá a todos. Como sou novo nestas andanças peço, desde ja, desculpa pelo facto de só agora estar a enviar este comentario mas só hoje consegui descobrir o nome da planta e este blog. Tenho esta planta já faz algum tempo mas como não sabia o nome não podia comentar.Quem quizer eu posso dar só tem que vir buscar. Moro em Rio Maior a trinta quilómetros de Santarém.

  16. jose diz:

    Muito cuidado com o pepino pois é muito toxico e pode matar ! nao é brincadeira

    Colocar uma gota em cada narina , e evitar que vá para a garganta , olhos e pele , usar conta gotas de preferencia e alguem que coloque nas narinas.

    😉 bermas das estradas ….

  17. Maria diz:

    Olá boas tardes, gostaria de saber o sitio esato para encontrar os pepinos de são gregorio, 962358828.
    agradeço, desloco me facilmente… obrigado a todos

Deixe uma resposta